Roteiros

blog-1-column2

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi projetado por Oscar Niemeyer, sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek, e construído entre 1942 e 1944. É um conjunto de edifícios em torno da lagoa da Pampulha: o Museu de Arte da Pampulha, a igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Tênis Club e um hotel. À exceção do hotel, o conjunto se concretizou com a inauguração em 16 de maio de 1943.

blog-1-column2

Mercado Central de Belo Horizonte

As características mais marcantes da cultura mineira dão charme e personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte. Há mais de oito décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade. Comida típica, religiosidade, artesanato e cultura popular fazem do Mercado Central um espaço único, que une tradição e contemporaneidade.

blog-1-column4

Ouro Preto

Ouro Preto fica 98Km de Belo Horizonte e é famosa por sua arquitetura colonial e por ter sido o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980. O turismo é focado na arquitetura e importância histórica da cidade, com suas igrejas ricamente decoradas, acervos variados como Museu das Reduções, do Chá, da Inconfidência, da Música entre outros.

blog-1-column4

Circuito Cultural da Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Cultura em parceria com empresas da iniciativa privada. Os antigos prédios públicos foram transformados em espaços interativos que trazem acervos históricos, centros culturais interativos, biblioteca, além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.

blog-1-column4

Inhotim

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Está localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, dentro do domínio da Mata Atlântica, com enclaves de cerrado nos topos das serras. A área de visitação do Inhotim compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata.

blog-1-column4

Tiradentes

Tiradentes fica a 190Km de Belo Horizonte. A maior parte do intenso fluxo turístico também é focado na arquitetura e importância histórica da cidade. Alguns dos seus atrativos são: Igreja Matriz de Santo Antônio, Casa da Cultura, Fundação Oscar Araripe, Monumento a Tiradentes, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Tiradentes), Museu Casa de Padre Toledo, entre outros.